top of page

Saiba como usar as telas a favor do desenvolvimento infantil

As telas tecnológicas, desde que usadas de forma consciente, podem colaborar para o desenvolvimento da educação infantil. Objetivando ajudar você, fizemos um post para apresentar dicas sobre como alcançar isso. Confira!



Celular, tablet, Ipad, computador, notebook, etc. As telas desses aparelhos tecnológicos, desde que usadas de forma consciente, podem colaborar para o desenvolvimento da educação infantil, fazendo com que as crianças tenham uma formação diferenciada e de qualidade. Logo, elas não precisam ser consideradas como inimigas na hora de educar a criança.

Objetivando ajudar você, fizemos este post para apresentar dicas sobre como usar as telas a favor do desenvolvimento infantil, ou seja, de forma saudável, eficiente e produtiva. Confira!



Estabeleça regras para uso das telas


A primeira dica sobre como usar as telas a favor do desenvolvimento infantil é estabelecer regras de utilização. Como assim? É importante, desde cedo, orientar as crianças no sentido de respeitar as regras impostas pelos pais e educadores. No caso da tela do dispositivo tecnológico, algumas regras devem nortear o uso, como, por exemplo:


➝ Estabelecer um horário para utilização das telas;


➝ Condicionar o uso das telas ao desempenho de tarefas, como atividades de casa passada pelos educadores;



Assim, a criança, além de aprender desde cedo a respeitar as regras, focará em seu aprendizado.



Monitore o uso das telas


Com a finalidade de garantir que a criança esteja usando corretamente as telas, busque monitorá-las. Afinal, mesmo que você tenha criado regras de uso, a criança pode não segui-las, e é nesse momento que a função de adverti-la pode entrar em cena como uma maneira de garantir que a ordem estabelecida seja respeitada.

Por exemplo, verificar quais são os sites/páginas acessadas pela criança, e se ela está realmente utilizando a tecnologia dentro do tempo definido.



Incentive a leitura de livros infantil online


No âmbito da web, existem livros e outras informações que podem agregar no desenvolvimento educacional infantil. Então, por que não aproveitar a oportunidade para incentivar a leitura de livros infantis?

É uma forma de aliar o uso da tecnologia ao processo de formação educacional das crianças. Contudo, antes de permitir a leitura, verifique se realmente o livro é indicado para a faixa etária da criança.



Estimule as crianças a escutar músicas infantis online


Da mesma forma que há livros na web, existem também músicas infantis em plataformas de streaming de áudio, as quais podem contribuir para a formação educacional.

Assim sendo, estimule as crianças a também escutar/ouvir músicas infantis online, como a galinha pintadinha, por exemplo. O uso das telas deve ser conscientizado e orientado para esse fim, de modo que a criança tenha uma formação educacional de excelente qualidade.



Foque nos vídeos educativos disponíveis em plataformas de conteúdo


Da mesma maneira você pode fazer com relação aos vídeos: estimular a criança a ver vídeos educativos em plataformas de conteúdo, como é o caso do YouTube. É uma rede social que conta com uma vasta rede de usuários que publicam inúmeros conteúdos, tanto voltados para o público infantil, como adulto. Por isso, é importante monitorar o uso e selecionar o canal certo, para que a criança tenha acesso somente a conteúdos que são direcionados para sua faixa etária.


Percebeu que as telas podem auxiliar o processo de formação educacional infantil? Contudo, é preciso colocar em prática as dicas que damos para que seu uso seja feito de forma consciente e produtiva.


Fique por dentro de mais conteúdos como este ao acompanhar as publicações em nossas redes sociais. Estamos presentes no Instagram, Facebook e TikTok. Aproveite!






bottom of page