top of page

Conteúdos interativos despertam a aprendizagem nas crianças

A criança aprende, se desenvolve, descobre e explora o mundo através do ato de brincar, por isso é tão importante para os pequenos serem motivados a isso pelos pais e pelos educadores.


O livro infantil, o desenho infantil e o conteúdo para crianças são apenas algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Com a brincadeira, a criança vai aprender a:


Seguir regras;

Ganhar ou perder;

Socializar;

Experimentar o mundo;

Localizar-se no espaço.

Além de desenvolver habilidades físicas, motoras, socioemocionais, cognitivas e sensoriais. Não há como negar as inúmeras vantagens das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.


O livro infantil é um exemplo de conteúdo interativo no processo de aprender brincando. Mas, como o livro infantil pode auxiliar os pais e educadores? Vamos falar sobre isso agora.


O livro infantil pode ser aliado no desenvolvimento das crianças

As histórias cheias de cores, desenhos e formas presentes no livro infantil despertam a imaginação das crianças, que interagem naquele mundo de forma profunda e, ao mesmo tempo, entusiasmada.


Desse modo, o livro para crianças estimula o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo, a linguagem, a criatividade, a empatia, o respeito, entre outros benefícios. A leitura pode ser inserida na rotina da criança o quanto antes, com intuito de desenvolver o hábito e o amor pelos livros.


Além dos livros, o desenho infantil também tem papel importante no aprendizado das crianças.


O papel do desenho infantil no aprendizado

Com o desenho infantil, a criança pode desenvolver a atenção, a concentração e a lógica. Além disso, a linguagem apropriada para o público infantil faz com que a mensagem seja entendida da melhor forma por eles.


Além disso, é recomendado adicionar o desenho infantil na rotina, tanto na escola quanto em casa, sem exagerar na dose de vídeo infantil. Isso contribui para a ampliação do conhecimento das crianças, que será necessário para as outras fases da sua vida.


Vale alertar que, como pais e educadores, devemos prestar atenção na classificação indicativa de todo conteúdo para crianças que permitimos o acesso dos pequenos, para que os efeitos não sejam nocivos. Além de evitar os desenhos que estimulam à violência, bullying, hábitos prejudiciais etc. pois farão o efeito contrário ao desejado.


Conheça o Edutainment

O termo “edutainment” representa a junção das palavras “education” e “entertainment”, em português, educação e entretenimento, respectivamente. Ou seja, é um método de aprendizado em que o entretenimento é utilizado com objetivo pedagógico.


O objetivo do edutainment é tornar o aprendizado mais interativo, divertido e leve, já que a criança aprende enquanto faz algo tão prazeroso e natural, que é brincar. Isto é, de forma mais simples, o propósito é educar enquanto entretém.


Baseada nas técnicas de edutainment, a Asteriumland elabora conteúdos infantis bilíngues com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionais de crianças de 2 a 8 anos de idade. Todo o conteúdo foi desenvolvido com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de fornecer material de qualidade comprovada e segura.


Na Asteriumland, a estimulação sensorial está aliada à tecnologia com o grande objetivo de revolucionar a aprendizagem das crianças. Músicas, livros, desenhos animados, brincadeiras e educação. Chegou a hora de aprender brincando!

fonte: Shutterstick, edição AsteriumLand.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page