top of page

Saiba porque ter uma rotina alavanca o aprendizado infantil



Em geral, para algumas pessoas definir atividades e horários em uma rotina, pode se tornar algo tedioso, já que a correria do dia a dia pode ser bastante cansativa. Porém, quando se trata das crianças esse quesito pode ser algo bastante importante em suas vidas.

Por isso, estabelecer horário para as refeições, banho, brincar, entre outras atividades, é algo que precisa ser adaptado no meio familiar, pois essa estabilidade pode ter grandes influências na vida dos pequenos, principalmente quando se trata do aprendizado.

Pensando nisso, confira o post que preparamos até o final e saiba a importância desses fatores na vida das crianças.


Quais os benefícios que a rotina pode trazer para os aprendizados das crianças?


Em suma, um dos principais benefícios que uma rotina para as atividades pode trazer é a organização em toda a vida, dessa forma é possível evitar situações de correria e o estresse infantil.

Vale a pena lembrar, que é importante a criança não se sentir sobrecarregada, e tenha tempo para brincar, descansar ou fazer alguma atividade que desejar, sem que tenha sido programada de forma prévia.

De acordo com alguns especialistas, quando a criança tem uma rotina na escola, ela tende a se sentir mais confiante, já que é possível ter uma ideia de como será o seu dia, esse fator, pode influenciar principalmente na formação da autoestima.

Além disso, quando na infância é adaptado essa rotina, tanto em casa quanto na escola, é propício que a criança se torne um adulto responsável e ciente de suas obrigações. E para os educadores isso também é benéfico, pois é possível trabalhar de forma orientada, mas sem deixar de possuir autonomia.


Afinal, como iniciar uma rotina?


Constantemente, podem surgir algumas dificuldades na hora de se adaptar a essa nova rotina, porém, veja abaixo como fazer essa adaptação na vida das crianças.


Começo do dia


O primeiro passo será incentivá-los, tanto os responsáveis quanto os educadores, precisam motivar e mostrar para eles conseguirem entender que aquele momento é o de focar na rotina. Esse incentivo pode ser por meio de atividades simples, como organizar o material e se dirigir até a sala de aula.

Nesse sentido, é possível que nos primeiros anos de escola, haja aquele receio na separação dos pais, e isso precisa ser superado com a ajuda dos responsáveis e professores, pois tudo ainda é uma novidade para a criança.


Recepção


Sob o mesmo ponto de vista, esse momento é o primeiro contato com os colegas de classe e os professores, o que pode passar confiança à criança. Por isso, é importante a abertura entre todos os alunos para conversarem, se conhecerem e falarem sobre as atividades.


Conclusão


Por fim, é possível perceber que ter uma rotina acarreta vários benefícios no aprendizado das crianças, além de prepará-la para uma vida adulta mais estável e ciente das suas responsabilidades.

Deseja saber mais sobre o assunto? Venha visitar as nossas mídias sociais, e conheça o nosso site, assim poderá saber mais como melhorar a rotina da criança e tirar todas as dúvidas.


7 visualizações0 comentário
bottom of page