top of page

Como estimular o desenvolvimento cognitivo nas crianças?




A princípio, a capacidade cognitiva de uma pessoa se desenvolve desde o ventre da mãe e continua em constante evolução ao longo da vida. Assim, a infância torna-se o momento crucial para exercer essas habilidades.

Além disso, as atividades que estimulam a capacidade cognitiva, têm por principal finalidade auxiliar no desenvolvimento das capacidades de linguagens, raciocínio lógico, resolver problemas, coordenação, atenção, entre outros.

Para realizar esse estímulo, não cabe apenas a escola, mas também aos pais, pois a família exerce um papel fundamental no aprendizado da criança. Assim, confira abaixo algumas dicas de como colaborar para o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças.


1. Atividades que precisam de atenção e concentração


Em suma, um dos principais e mais fáceis meios para esse desenvolvimento, é optar por atividades e brincadeiras que envolvam o raciocínio e a concentração, como fazer perguntas que façam as crianças pensar sobre a situação.

Do mesmo modo, para a concentração, é possível utilizar brincadeiras conhecidas, como “vivo ou morto”, o que permite à criança estimular a sua atenção e foco, além de trazer vários benefícios para sua vida escolar.


2. Conteúdos educativos


Em primeiro lugar, toda criança ama assistir desenhos, e, atualmente, no mercado é possível encontrar conteúdos educacionais e, ao mesmo tempo, divertidos, o que permite ao pequeno obter a capacidade cognitiva, mas sem deixar de brincar.

Além disso, é possível optar por livros, músicas ou até vídeos com esses materiais educacionais.


3. Brincadeiras ao ar livre


Quando uma criança passa a ter contato com outras, é mais fácil para estimular o desenvolvimento cognitivo, pois ela aprende novas atividades, não apenas com os adultos.

Algumas brincadeiras, como: pique-esconde, queimada, futebol, andar de bicicletas, são importantes para adquirir a coordenação motora.


4. Praticar leitura


Ainda mais, para estimular a imaginação das crianças, uma ótima opção é a leitura. Por isso, optar por ler junto aos filhos pode ser uma grande influência, mas vale lembrar que o conteúdo deve ser adequado para o público infantil.

Nesse sentido, a cada capítulo lido, é recomendado fazer perguntas sobre o que entendeu e o que a criança achou do livro, assim é possível perceber a sua capacidade de interpretação.


5. Praticar o Alfabeto


Principalmente, para os pais que possuem filhos em fase de alfabetização, é uma ótima alternativa pensar em atividades que foquem no aprendizado, assim, praticar o alfabeto com músicas legendadas é uma ótima opção. Desta forma, os pequenos identificam como é a pronúncia e a escrita de cada palavra.


Conclusão


Em síntese, o desenvolvimento cognitivo das crianças é um fator de suma importância, já que esse quesito influencia bastante na sua vida, desde a infância. Porém, com planejamento e dedicação, é possível obter ótimos resultados.

Assim, optar por atividades extracurriculares e incentivar os pequenos, é algo que os pais e a escola devem trabalhar em parceria, para auxiliar no desenvolvimento para a vida adulta.

Deseja saber mais sobre como estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças? Venha visitar agora mesmo as nossas mídias sociais, e conheça o nosso site, assim, poderá entender sobre o assunto e de como auxiliar os pequenos nessa fase.






22 visualizações0 comentário
bottom of page