top of page

Músicas educativas: qual é a importância para a criança?

Atualizado: 7 de jan. de 2022


Formas de arte que entregam o entretenimento para os pequenos podem educar ao mesmo tempo de forma divertida e descontraída.

As músicas educativas têm um papel crucial na educação das crianças, estimulando áreas específicas do cérebro, ajudando que desenvolvam características como fala, dicção e coordenação motora nas idades de desenvolvimento.


A importância das músicas educativas


Muitos pesquisadores reconhecem a música como uma modalidade que desenvolve a mente humana e proporciona o bem-estar. Estudos constatam que crianças que possuem maior contato com a música possuem melhor rendimento na escola e na vida em geral.

Diferente do ensino de forma escrita e oral, as músicas educativas trabalham aprimorando os fatores psicomotores, socioafetivos, linguísticos e cognitivos.

Como a música já faz parte desde cedo da vida das crianças nas canções de ninar e nas brincadeiras, o aprendizado é muito mais facilitado e confortável para elas.

Nas escolas, é interessante que professores trabalhem com a música aliada à educação infantil. Utilizando a música de forma flexível e didática nos ensinos, podem proporcionar para as crianças um aprendizado muito maior do que por meios convencionais.


Benefícios


Muitos são os benefícios que músicas educativas podem proporcionar para as crianças. Já vimos alguns deles, mas citaremos de melhor forma para se entender como as crianças podem garantir muitas vantagens aprendendo com a cultura:


Auxilia na alfabetização


Para crianças que ainda estão aprendendo a falar e no início do processo de alfabetização, a música estimula essa etapa e ajuda os pequeninos a entenderem por meio das rimas e palavras repetidas, fazendo com que memorizem as palavras e aprendam a repeti-las.


Aumento de concentração


Ao ficarem cativados pelas músicas, isso aumenta e estimula a concentração. Ao perceberem detalhes na letra as notas musicais elas levam o senso analítico também para a rotina, melhorando e muito os processos de aprendizado.


Faz com que sejam mais sociáveis


A música é um meio de se socializar, fazendo com que as crianças aprendam a deixar a timidez de lado ao cantar e reproduzir danças que envolvem as músicas. Essa ação ajuda a eliminar a insegurança, o que consequentemente facilita para que elas façam novas amizades.


Estimula o processo criativo


Ao estimular o cérebro, as músicas educativas estimulam o processo da criatividade. A criatividade pode ajudar as crianças em diversas etapas das suas vidas, observando o mundo de outras formas e percorrendo outros caminhos que no futuro adulto profissional podem levar até mesmo em inovações.


Conclusão


Podemos observar que a música atrelada ao ensino para as crianças é ótima para desenvolver diversos fatores cognitivos e emocionais.

Além de ajudar em diversos processos da fala, faz com que melhorem o contato com outras crianças e se expressem melhor, também sendo uma ótima forma de aprimorar o relacionamento dos pais com os seus filhos.

Gostou deste artigo? Compartilhe!


Nós da AsteriumLand sabemos o quão benéfico é para os pequenos aprenderem com o entretenimento. Elaboramos conteúdos educacionais com o foco em entreter e entregar um aprendizado com experiências incríveis!

Conheça mais a nossa iniciativa e proporcione para os seus filhos ou alunos uma educação descontraída que irá estimular e desenvolver diversas habilidades.


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​


bottom of page