top of page

O que a neurociência diz a respeito da educação bilíngue?

A educação bilíngue pode trazer grandes benefícios para a criança. Venha conhecer sobre o que diz a neurociência a respeito do aprendizado de um novo idioma ainda na infância, e seus efeitos na comunicação e interação social.

Aprender outros idiomas é uma oportunidade única de conhecer novas culturas e ampliar oportunidades de trabalho. Por isso, muitos pais procuram o ensino bilíngue para os filhos ainda na infância, período fértil para se começar a estudar uma nova língua, segundo a neurociência.

Apesar de não haver consenso entre estudiosos sobre a idade ideal para se começar os estudos de um novo idioma, os benefícios cognitivos, sociais e culturais para a prática são destacáveis. Os mitos e vantagens que envolvem o tema também são muitos.


A educação bilíngue: O que diz a ciência


A neurociência nada mais é que o campo de estudo que, de forma geral, busca compreender o completo funcionamento do nosso sistema nervoso. Trazendo assim contribuições sobre os mecanismos de aprendizado no cérebro.

Dessa forma, a área traz informações sobre o efeito de práticas como a educação bilíngue para o desenvolvimento humano. O destaque para o aprendizado ainda na infância de uma nova língua, está no pico de sinapses detectado nessa fase, ou seja, as conexões entre os neurônios.


Facilidade para aprender


Primeiramente, é preciso ressaltar que é possível aprender um novo idioma em diferentes idades, inclusive na vida adulta. A capacidade de aprender do nosso cérebro é ampla e pode ser aproveitada em todas as fases da vida.

A criança, devido a intensidade sináptica e menor quantidade de filtros sociais, pode apresentar maior facilidade ao assimilar outra língua. Ou seja, a infância é uma idade onde a preocupação com opiniões sociais não é tão intensa, o que também favorece os erros e acertos do aprender.


Esclarecendo mitos


Alguns mitos e achismos envolveram por muitos anos o tema. Como exemplo, falava-se que aprender outro idioma poderia atrapalhar o desenvolvimento infantil, o que não é verdade. Pelo contrário, pode ser uma experiência cognitiva muito rica para o pequeno.

Outro mito que rondava o tema era o de que havia uma idade correta para começar a aprender uma nova língua. Alguns afirmavam que isso devia ser feito nos três primeiros anos de vida.

Contudo, isso não se confirma. Estudiosos apenas indicam que o quanto antes a criança inicie o processo de aprendizado bilíngue, mais rápido e proveitosos poderão ser os resultados detectados.


As vantagens da educação bilíngue


Os benefícios de um aprendizado bilíngue na infância podem ser observados tanto cognitiva quanto socialmente. Uma criança que aprende uma segunda língua, pode apresentar melhor desempenho em tarefas metalinguísticas que exigem atenção.

Assim como, aumento na capacidade de controlar informações, conectar ideias e estabelecer prioridades. Da mesma forma, apresentam melhor controle inibitório, ou seja, capacidade de privilegiar determinada ação em detrimento de outras.


Formas de ensinar e aprender


O processo de aprendizado bilíngue deve ser feito respeitando cada faixa etária infantil. Com crianças menores é interessante inserir a brincadeira e material lúdico que auxilie na aprendizagem. Com crianças maiores, incentivar a investigação, interação e jogos, pode ser o diferencial.

Por isso, pode ser interessante investir em materiais no segundo idioma, como livros, revistas e jogos. Assim, como utilizar meios que despertem a curiosidade no idioma, fazendo com que este esteja presente na rotina da criança.


Concluindo


Incentivar o aprendizado de uma segunda língua durante o desenvolvimento infantil pode trazer grandes benefícios, não apenas comunicativos. Mas também ampliando habilidades cognitivas, emocionais, culturais e sociais.

Para acompanhar mais sobre o tema e outros conteúdos sobre educação, não deixe de visitar o nosso site. Acompanhe também as nossas redes sociais e conheça os nossos produtos educativos .






bottom of page