top of page

Qual o objetivo da leitura na educação infantil?



Sem dúvida, a leitura deve ser um hábito desenvolvido desde a infância. Isso porque, essa ação traz diversos benefícios, por exemplo, gera momentos de muita diversão e contribui para a formação do indivíduo.

Pensando nisso, sempre estimule os momentos de leitura para as crianças presentes na sua vida, pois isso será essencial para elas em diversos aspectos. Para que consiga entender melhor, confira as principais vantagens para que insira a leitura na educação infantil. Veja a seguir!


1. Contribui no senso crítico


Criar o hábito de leitura logo na infância fará com que a criança consiga se desenvolver com um senso crítico apurado. Sendo assim, ela conseguirá construir melhor as suas opiniões, ideias e questionamentos — fatores essenciais para o processo intelectual do indivíduo.


2. Funciona como um entretenimento


Obviamente, você deve oferecer livros que vão de acordo com a idade de cada criança. Pois, isso fará com que elas sintam prazer na atividade.


3. Aumenta o vocabulário


Na infância, é preciso se preocupar com a fala da criança. Afinal, elas irão replicar tudo o que escutam e veem. Portanto, os livros podem auxiliar, e muito, nesse sentido.

Com o estímulo diário, os pequenos conseguirão descobrir diversas novas palavras, fazendo a fala e a escrita melhorarem bastante.


4. Ajuda nas questões acadêmicas


Sem dúvidas, para ir bem na escola, a criança irá precisar interpretar. E a leitura vai contribuir nesse quesito, pois ela ajuda a desenvolver um bom raciocínio lógico.


5. Melhora a comunicação


O hábito da leitura faz com que a criança melhore sua habilidade de comunicação. Tal ação é essencial para que ela consiga interagir melhor com outras pessoas.


6. Estimula a criatividade


Os livros são um mundo à parte. Sendo assim, isso irá estimular a criatividade da criança. Afinal, ela precisará imaginar toda a história.

Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de incluir a leitura na educação infantil. Por isso, sempre estimule esse hábito para as crianças que fazem parte da sua vida, sejam filhos, alunos, sobrinhos, entre outros.

Outro ponto importante é ter em mente que você deve fazer com que esse momento seja prazeroso. Afinal, se parecer uma obrigação, a criança pode acabar tendo uma visão errada da leitura. Sendo assim, tome muito cuidado! Algumas ações que você deve realizar para isso, são:


  • Escolha livros adequados para a idade da criança;

  • Torne o processo mais divertido. Para isso, faça vozes para cada personagem ou crie efeitos sonoros;

  • Tenha uma rotina adequada. Isto é, escolha por momentos em que a criança não tenha outra atividade. Por exemplo, não faça com que ela tenha que ler em um momento de interação com outras crianças ou na hora do desenho preferido.

Aproveite para colocar essas dicas em ação agora mesmo!


Conclusão


A leitura ajuda, com certeza, em todo o desenvolvimento da criança. Portanto, criar ações para que essa ação faça parte da rotina do pequeno é primordial.

Agora que entendeu todos os benefícios e como incluir essa atividade de forma prazerosa, está na hora de comprar os livros. Para isso, conte com a Asteriumland, pois, aqui, você encontrará diversas opções divertidas.Acesse o nosso site agora mesmo e confira. Estamos te aguardando!


11 visualizações0 comentário
bottom of page