Socioemocional na educação infantil: entenda como desenvolver



É na fase da educação infantil que a criança forma o seu cérebro e garante a base para seu desenvolvimento futuro. A título de informação, é nos primeiros anos de vida que o cérebro humano forma mais de 1 milhão de conexões neuronais, segundo estimativa realizada pela Universidade Harvard. É nesse momento, vale dizer ainda, que 90% do cérebro é formado.

E não estamos apenas falando das conexões neuronais responsáveis pela capacidade intelectual e de raciocínio da criança, mas também do seu desenvolvimento socioemocional.

Neste conteúdo, abordamos melhor o que é, a importância de trabalhar as habilidades socioemocionais na educação infantil e como desenvolvê-las.

Confira!


O que é?


É na infância que a criança desenvolve habilidades importantes, que serão fundamentais para o seu desenvolvimento no futuro e um crescimento saudável. Além dos aspectos intelectuais e cognitivos, é essencial voltar a atenção à inteligência socioemocional.

Como a nomenclatura indica, é um aspecto que abrange habilidades sociais e emocionais. Isso significa dizer que se trata de uma área que se dedica a oferecer estímulos para que a criança compreenda suas emoções, bem como a de outras pessoas. Também contribui para que ela estabeleça relações interpessoais saudáveis.

Podemos ainda conceituar a inteligência socioemocional como a capacidade da criança saber lidar com os desafios da sua vida dentro e fora do ambiente escolar.


A importância de trabalhar as habilidades socioemocionais na educação infantil


Na educação infantil, são formadas tanto as habilidades cognitivas como as socioemocionais, sendo estes alguns exemplos:


Pensamento crítico


A criança começa a desenvolver seu pensamento crítico em relação às pessoas com quem convive. Nesse sentido, é importante que ela seja orientada de maneira a respeitar as outras crianças, construindo assim um relacionamento saudável com elas.

A inteligência socioemocional ajuda a criança a gerir de forma mais eficaz suas emoções e, consequentemente, seu relacionamento com outras crianças.


Comunicação


É na educação infantil que a criança começa a interagir com outras, desenvolvendo seu lado comunicacional. Assim como no caso anterior, a inteligência socioemocional pode ajudá-la a desenvolver a empatia nesse processo, escutando o outro e respondendo somente a partir disso.

A inteligência socioemocional ajuda a criança a tomar uma decisão responsável, uma vez que ela passa a refletir quando está diante de um diálogo, por exemplo.


Como desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças?


Elaborar um bom projeto socioemocional na educação infantil requer um pouco de trabalho. Mas com as dicas que fornecemos a seguir esse processo pode se tornar mais fácil. Veja:

• Estimule a realização de trabalhos em grupo, pois isso pode promover a convivência entre as crianças;

• Aposte na realização de atividades lúdicas e criativas, como assistir a filmes que tenham personagens interessantes;

• Aplique atividades que ajudem a desenvolver o pensamento crítico sobre pontos de vista.

A inteligência socioemocional se apresenta como uma estratégia fundamental para quem busca contribuir para o desenvolvimento saudável da criança. Garante a esta uma série de vantagens, como equilíbrio nos relacionamentos interpessoais e expansão da criatividade.

Estamos presentes no Facebook, Instagram e YouTube. Nos acompanhe por lá para aproveitar outras oportunidades de leitura. Que tal?




★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​ ★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​ ★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland ★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​


9 visualizações0 comentário