top of page

Material socioemocional bilíngue: como as crianças aprendem brincando?

Muitos pais e educadores não entendem sobre a importância do desenvolvimento das crianças a partir das brincadeiras. Elas conseguem desenvolver habilidades que são levadas por toda a vida. Entenda mais a seguir:

O bom desenvolvimento das crianças requer muita atenção para que isso seja uma realidade, e a forma de aprender brincando é a melhor maneira de envolver as crianças, os professores e os pais.

Brincar é uma das principais linguagens da criança. É a maneira como ela se comunica com outras pessoas, conhece o mundo ao seu redor, explora sua criatividade e se desenvolve, através das brincadeiras com músicas educativas, desenho e livro infantil, por exemplo.

Se você quer entender como funciona esse bom desenvolvimento das crianças através das brincadeiras, confira as informações a seguir:


Como as brincadeiras são importantes para as crianças?


As propostas que as brincadeiras educativas trazem para as crianças é atuar em seu desenvolvimento, onde elas conseguem fazer escolhas sobre o que desejam, serem protagonistas de suas brincadeiras e criar histórias.

Quando a criança é livre para brincar, elas conseguem aflorar a sua imaginação e criatividade, se surpreendendo com as interferências de outras pessoas em seus desenvolvimentos.

Algumas habilidades muito importantes podem ser desenvolvidas a partir das brincadeiras com música infantil, livro infantil, desenho e vídeos educativos, por exemplo, como sugerir, criar, decidir, discordar, improvisar, propor e aguardar.

Essas habilidades desenvolvidas são importantes para criar uma boa convivência sociocultural da criança.


Desenvolvimento socioemocional


O desenvolvimento socioemocional pode ser observado a partir do aprendizado da criança em brincadeiras, melhorando a sua concentração, foco e saúde socioemocional.

Uma criança que possui essas características possui tendência de ser mais feliz, aprender mais, ser mais motivada e positiva quanto aos ensinamentos. Além disso, é comum que a criança se sinta mais independente e mais entusiasmada.

Quando a criança não tem uma boa relação sociocultural, que pode ser desenvolvida por meio da leitura de livro infantil, desenho infantil ou músicas educacionais, por exemplo, apresenta dificuldades em participar de atividades que desenvolvam sua aprendizagem.


Como as crianças podem aprender brincando?


A brincadeira é um processo extremamente importante na aprendizagem das crianças. As crianças têm maneiras diferentes de aprender. Elas precisam de experiências físicas e de interações com pessoas.

Desenvolver a imaginação e criatividade das crianças é essencial para que elas aprendam brincando, e isso pode ser feito através da leitura de livros infantis, do acesso a músicas infantis, vídeos educativos e tudo o que contribui para esse desenvolvimento da imaginação.

O processo de brincar ajuda a desenvolver não apenas a criatividade e imaginação, mas também ensina a criança a rolar, correr, escalar e dançar, por exemplo, que são atividades que trazem maior desenvolvimento motor.

Quando as crianças apresentam um mundo mais imaginativo, suas habilidades emocionais e cognitivas também são mais desenvolvidas, fazendo com que consigam lidar melhor com seus sentimentos, por exemplo.

O fato das crianças aprenderem brincando ajudam em diversos processos, fazendo com que essas habilidades sejam perpetuadas por toda vida, tornando-se adultos capazes de estar em diferentes ambientes e tomar boas decisões.

Se você deseja aplicar esses conhecimentos na educação infantil do seu filho, saiba que será um processo longo, não muito simples, mas recompensador.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça as nossas mídias sociais e visite nosso site.

--

Fontes:

https://institutoneurosaber.com.br/brincar-e-aprender-como-estes-dois-fatores-caminham-juntos-na-aprendizagem/#:~:text=Elas%20aprendem%20atrav%C3%A9s%20de%20experi%C3%AAncias,l%C3%B3gicas%20e%20criativas%20do%20c%C3%A9rebro.

https://www.youbilingue.com.br/blog/como-o-livre-brincar-contribui-para-a-formacao-social-da-crianca/






bottom of page