top of page

Como deve ser feito o registro de desenvolvimento na educação infantil?

Você sabe como deve ser feito o registro de desenvolvimento na educação infantil? Então, confira o nosso post, pois mostramos qual a sua importância e como ele deve ser feito.


O processo de educação de uma criança, é algo de suma importância, e registrar todo esse processo se torna um fator fundamental, para identificar todos os avanços e se os resultados estão como o esperado.

Sobretudo, toda criança apresenta características diferentes e isso não se limita apenas ao comportamento, mas na facilidade de aprender e se desenvolver. Por isso, registar cada progresso vai muito além de educar, também é sinônimo de explorar e identificar pontos diferentes em seu comportamento.

Ainda mais, o educador possui um papel importante quando se trata da evolução do aprendizado, por isso, confira o nosso post para compreender como deve ser feito esse registro.



Afinal, qual a importância do registro de desenvolvimento infantil?


De início, o registro do desenvolvimento infantil auxilia em diversos processos, um deles é permitir que o educador tenha mais conhecimento sobre os seus alunos, além de o permitir apoiá-los de uma melhor forma.

Com isso, a criança tende a se sentir mais segura, fazendo com que o processo de aprendizagem seja mais simples e eficaz. Desta forma, é possível usar a observação desse registro como um mapa para as habilidades, características e até mesmo as suas dificuldades.

Além disso, ao compreender melhor o aluno, é possível adaptar e melhorar as práticas de ensino.



Como deve ser feito o registro?


Para realizar esses registros, os educadores podem contar com algumas ferramentas, são elas:


Diário de aula

Uma das opções bastante utilizada é o diário de aula. Com essa ferramenta, o educador prepara a programação que irá apresentar ao seu aluno e logo após, é realizado o registro de tudo o que foi alcançado através da atividade.


Diário de classe

Por mais que seja parecida com a ferramenta acima, essa opção tende a ser mais abrangente, pois no registro também é possível apresentar pontos como o comportamento dos alunos. Em outras palavras, as suas reações ao passar por uma nova experiências e como se adapta a novas vivências.


Formulários de acompanhamento

Em geral, essa ferramenta de registro é feita por todos os profissionais que compõem a gestão pedagógica da instituição. Por meio dele é possível acompanhar os resultados, porém, no coletivo dos alunos, não individual.


Relatórios avaliativos individuais

Como já diz seu nome, esse tipo de relatório apresenta observações individuais de cada aluno, por isso, se torna mais simples compreender as suas características e dificuldades no processo de aprendizagem.


Opções digitais

Os avanços tecnológicos trouxeram vários benefícios para a educação, e o registro do desenvolvimento infantil também foi beneficiado. Pois, são várias as ferramentas que os educadores podem utilizar, sejam gravações, fotos, vídeos, etc.


Portfólios

A primeira vista, os portfólios também são ótimas opções, pois, se trata do conjunto de propostas e trabalhos de cada aluno, podendo conter outras diversas modalidades para serem registradas.

Definitivamente, realizar o registro do desenvolvimento da educação infantil é algo fundamental e que pode oferecer diversos benefícios, tanto para o aluno quanto para o educador.

Gostou do nosso artigo? Então venha conferir as nossas mídias sociais e o nosso site.


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

1 visualização0 comentário
bottom of page