top of page

Entenda a importância do registro das atividades na educação infantil

As novas formas de promover educação durante a infância se pautam também no registro das mesmas, a fim de monitorar e promover melhorias, além de criar uma pasta evolutiva e relevante para as crianças. Saiba mais.


Registrar momentos importantes das nossas vidas faz parte da compreensão de que, a partir deles, possuiremos memórias ativas do que outrora fez parte da construção de nossas visões de mundo.

Partindo deste princípio, notamos que não poderia ser diferente na educação infantil. Seja por meio de fotos, vídeos, concretizações por objetos ou escrita, entenda a importância do registro das atividades na educação infantil.



Entendendo a importância do registro das atividades


Registrar as atividades é documentá-las, a fim de refletir sobre o que se lembra e o que se aprendeu a partir desta situação, de forma detalhada e abrangente, com o objetivo de proporcionar um processo formativo na educação.

Veja bem, assim como o registro informativo - aquele onde se anota informações pertinentes como, por exemplo, o diário dos professores, as reuniões pedagógicas e o boletim escolar - são importantes, o registro formativo também o é.

O registro das atividades na educação infantil é o verdadeiro documento da criança, pois é capaz de demonstrar o andamento do projeto pedagógico sem uma visão mecânica e formal, permitindo que seja, além de uma recordação, um instrumento que aprimora o trabalho em sala de aula.



Saiba mais sobre o processo de produção do registro das atividades na educação infantil


O ato de registrar as informações no processo de educação, é vantajoso para todas as partes envolvidas: pais, professores e alunos.

A partir dos registros das atividades, é possível demonstrar aos pais o que está sendo abordado diariamente com os seus filhos, seja com trabalhos de escrita ou desenho educativo infantil, cria-se uma noção mais reflexiva e aprofundada a respeito.

Para os professores, notam-se visualmente os avanços realizados pelo trabalho proposto, gerando um favorecimento de ensino para os pequenos.

E para os próprios alunos, a demarcação do que se conhece sobre a vida ao seu redor, de forma lúdica, perceptiva e disruptiva, pois seus registros de atividades possuem o enfoque em seu aprendizado em si, não apenas em uma espécie de produção robótica.



Como a AsteriumLand trabalha com essa proposta?


Com a proposta pedagógica de educar a partir do entretenimento, na AsteriumLand promovemos o registro das atividades de diversas formas, como, por exemplo, a partir do contato com músicas educativas e livro infantil.

O contato com a música infantil transforma a experiência da educação em algo mágico para as crianças, ao mesmo tempo, em que funcionam de forma excelente para a promoção do conhecimento e do ensino.

Isto porque, a partir da abordagem pautada em competências e conteúdos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como o alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, trabalhamos o desenvolvimento de habilidades do século 21.

Ou seja, o contato dos estudantes com história infantil e nursery rhymes é pautado no impulsionamento da criatividade, da tomada de decisão assertiva, na promoção do raciocínio lógico e no desenvolvimento de valores éticos presentes em cada experiência.

Aqui nós estimulamos o desenvolvimento da consciência fonológica, utilizando como base um material bilíngue que expande o vocabulário estrangeiro a cada atividade.

Para os pais e professores, temos amplas demonstrações da evolução que este tipo de ensino transformador gera na vida escolar, e para as crianças, criamos momentos que serão recordados a partir da sua imaginação e criatividade.

Quer saber mais sobre o processo de educação inovador? Entre em nosso site!






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page