top of page

3 maneiras de utilizar o storytelling em suas aulas

Você sabe o que é storytelling? No post de hoje nós falaremos sobre o seu conceito, sua importância e apresentaremos 3 maneiras de implementá-la em suas práticas educativas. Saiba mais:


Sem dúvidas, o ensino é muito importante para moldar o nosso caráter social. Afinal de contas, a visão de mundo que temos hoje é baseada naquilo que aprendemos.

No caso de crianças, o ensino abordado em suas escolas é fundamental, pois é de lá que eles tiram seu entendimento do mundo.

Nesse quesito, podemos perceber a devida importância da implementação do storytelling no ensino. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post de hoje e saiba como implementar essa técnica em sala de aula.



Afinal, o que é o Storytelling?


Antes de tudo, podemos definir que o storytelling nada mais é do que a arte de desenvolver, contar e adaptar histórias através do uso de componentes específicos — como ambiente, personagens, conflitos, mensagens — em eventos que tenham começo, meio e fim.

Em outras palavras, a ideia por trás do storytelling é justamente repassar uma mensagem de maneira totalmente inesquecível, levando os ouvintes a um nível emocional.

Quando passamos a contar boas histórias, estamos produzindo, automaticamente, materiais ricos valorosos para os alunos. Mesmo que seja um tema complexo ou até mesmo um contexto já bastante conhecido, o storytelling oferece uma perspectiva diferente acerca dos temas, já que trabalha com figuras e torna o conteúdo mais emocional.



3 maneiras de usar o storytelling em uma sala de aula


Sabendo do conceito e da importância do storytelling para tornar o conteúdo em sala de aula ainda mais rico e eficiente, vamos te mostrar algumas maneiras práticas de implementar essa estratégia em seu ensino. Confira abaixo:


1. Crie personagens e dê características a eles

Quando inserimos personagens em conteúdos excessivamente longos e que podem ser cansativos, pode ser crucial implementar personagens ao contexto. Por exemplo, se você busca falar sobre o aquecimento global e como o homem afeta o meio ambiente, sabemos que esse conteúdo, por si só, já é bastante longo e técnico, pois oferece muita informação.

Para torná-lo ainda mais didático, entendível e prazeroso de “consumir”, insira personagens, mostrando o que eles fazem no contexto do meio ambiente, seja de benefícios ou de malefícios. Se Joãozinho e Maria desligam o chuveiro para se ensaboar, com certeza eles estão ajudando os animaizinhos e as árvores a viverem ainda mais.


2. Torne o conteúdo interativo

Fazer com que os alunos participem da história pode ser uma excelente maneira de storytelling em sua classe. Afinal de contas, quando damos a oportunidade dos alunos se manifestarem e darem suas opiniões e perguntas sobre o tema, tudo fica mais divertido — especialmente para eles.

Caso seja possível, ofereça sugestões onde eles possam mudar o rumo do conteúdo, a fim de se chegar à ideia central da proposta temática.


3. Utilize adereços e fantasias

Que as crianças adoram cores e elementos, disso a gente já sabe. Agora, introduzir isso nos conteúdos abordados em sala de aula pode ser uma excelente maneira de storytelling, e fazer com que a matéria seja absorvida com mais facilidade.

Por isso, invista em fantasias, bonecos, adereços e objetos que possam representar aquilo que está sendo abordado no conteúdo, de maneira que a imaginação dos alunos se desperte e gere pensamento crítico a respeito do que foi ensinado.



Conclusão

Conforme vimos, o storytelling é uma excelente estratégia a ser implementada em sala de aula, especialmente para turmas de crianças, afinal, todos gostam de criatividade e de novidades na maneira de transmitir conteúdo.

Portanto, agora que você já conhece as melhores ideias de storytelling para o seu ensino, siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades.






bottom of page