top of page

Empatia: entenda sua importância e como desenvolvê-la ainda na infância

Quer saber qual a importância da empatia e como desenvolvê-la na infância? Então confira agora mesmo o nosso artigo, pois explicamos sobre o assunto e preparamos alguns passos que vão ajudar a colocar em prática.


Naturalmente, todo ser humano, vivendo em sociedade, precisa interagir com diversas pessoas todos os dias, sendo que cada uma possui suas características e opiniões próprias, diferenciando uma das outras.

Nesse sentido, é importante praticar a empatia, que de forma simplificada, trata-se da compreensão emocional em relação às atitudes e o ponto de vista das outras pessoas. A infância é um momento de aprendizagem para os pequenos, com isso, apresentar esse sentimento desde essa fase é fundamental.

Por isso, confira abaixo alguns passos de como desenvolver a empatia desde a infância e saiba mais sobre o assunto.



Afinal, qual a importância da empatia?


Um dos principais pontos que permite uma pessoa viver bem em sociedade, é apresentar a empatia, seja para situações no meio familiar, trabalho ou até mesmo entre amigos. O foco é sempre se colocar no lugar do outro.

Ao lidar com diversas pessoas, naturalmente, é preciso lidar com vários sentimentos e opiniões, o que nem sempre é fácil. Porém, compreender o poder da empatia para esses fatores pode ajudar no processo.

Assim, permitir uma criança desde a infância entender esse quesito e se tornar um adulto com responsabilidade afetiva, não só o ajuda a viver bem em sociedade, mas também evita que ele lide com conflitos futuros.



Como desenvolvê-la desde a infância?


Por naturalmente ser uma fase de aprendizado, a infância torna-se um momento mais simples para compreender e desenvolver a empatia. Veja abaixo algumas ações que podem ajudar.


1. Seja um espelho

Como todo especialista afirma, é muito comum que uma criança repita o comportamento dos pais, seja bom ou ruim. Desta forma, uma dos melhores meios para criar a criança de maneira empática, é apresentar no meio familiar essa capacidade psicológica, começando pelas próprias atitudes dos pais.

Então, mostre ao seu filho o quanto é importante a preocupação com o sentimento das pessoas que estão perto, seja a própria criança, familiares ou até mesmo pessoas desconhecidas.


2. Ajuda a compreender sentimentos

Como citado no texto, cada pessoa lida com sentimentos diferentes diariamente, e por mais que possuam pouca idade, não significa que a criança não tenha que lidar com sentimentos diferentes e até mesmo desconhecidos.

Por isso, é essencial ajudar o pequeno a entender os seus próprios sentimentos e como lidar com cada um, assim, não só permite melhorar a autoestima, como auxilia a criança entender os sentimentos das outras pessoas de maneira mais simples.


3. Permita a convivência social

A convivência social é algo que um ser humano leva para a vida toda, e desde a infância é preciso trabalhar esse quesito para evitar que ele pense que o mundo gira em torno de si mesmo.

Conhecer outras crianças, que possuem maneiras diferentes de brincar, hábitos e até costumes, ajuda desde a infância a entender que existe diferença entre as pessoas e que é algo totalmente comum e precisa ser respeitado.

Além de tudo, esse convívio permite à criança lidar com situações diferentes e entender como resolvê-las.

Gostou do nosso post? Então venha conhecer as nossas medidas sociais e confira o nosso site.


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

2 visualizações0 comentário
bottom of page