top of page

A importância do desenvolvimento socioemocional nas escolas


Tema essencial e importante para estimular melhorias no mundo contemporâneo, o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é um contexto que precisa ser aplicado em todas as escolas, de modo a acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo.

Dessa maneira, estimular a construção de relações pautadas sob uma ótica produtiva mas, ao mesmo tempo, priorizando a saúde emocional de cada um dos envolvidos, vem a ser um caminho positivo para a melhoria da vida em sociedade e no controle dos sentimentos.

O uso da educação socioemocional nas escolas prepara os alunos não apenas a lidarem da melhor forma com os próprios sentimentos, mas a prepará-los para a vida e o convívio em sociedade, estabelecendo parâmetros e limites para a vivência do próprio bem-estar.

Abordamos a seguir a importância e as principais vantagens da educação socioemocional nas escolas, e como ela pode ajudar os estudantes a construírem relações mais sadias, tanto pessoal quanto socialmente. Confira!


Pilares da educação socioemocional


Em uma sociedade com transformações constantes, com influência direta da tecnologia e da informação, é comum os jovens vivenciarem momentos de dúvida e angústia, principalmente no ambiente e na jornada escolar, o que impacta o próprio desenvolvimento.

Dessa maneira, com a aplicação da educação socioemocional, eles conseguem lidar com todas as mudanças de modo muito mais saudável, aprendendo a lidar com os desafios e construindo uma ótima base para desenvolver suas habilidades e lidar com os conflitos.

Assim sendo, a educação socioemocional é construída sob alguns pilares, responsáveis por proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento comportamental de cada um dos estudantes.

Esses pilares são divididos em cinco tipos: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades sociais e tomada de decisão responsável. Em comum, todos eles visam a evolução emocional do estudante.

Além de estimular a responsabilidade na hora de tomar decisões, o desenvolvimento socioemocional proporciona a consciência social, gerando comportamentos mais empáticos e humanos, além de uma melhor resiliência para lidar com desafios e dificuldades.


Como as competências socioemocionais podem ser importantes?


O desenvolvimento socioemocional nas escolas, se aplicado desde cedo, pode incentivar os estudantes a melhorar seus desempenhos nas matérias, auxiliando em uma melhor aprendizagem e, consequentemente, na criação de um ambiente mais acolhedor.

Em contrapartida, ele também possibilita a diminuição de problemas relacionados à evasão escolar, assim como a diminuição de conflitos e violências decorrentes do próprio abandono escolar.

Por fim, a sua aplicação consegue preparar os alunos para a vivência em sociedade, com uma compreensão muito mais clara dos problemas que envolvem a nossa vivência, estimulando uma lida melhor em relação a possíveis desafios e dificuldades.


Vantagens da educação socioemocional


São inúmeros os benefícios proporcionados pela educação socioemocional em relação ao processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, e em relação aos professores e demais envolvidos. Entre as principais vantagens estão:


Melhora de resultados


O desenvolvimento cognitivo dos estudantes melhora consideravelmente, por conta do impacto positivo proporcionado pela aprendizagem socioemocional. Com isso, a performance escolar deles tende a alcançar números bastante expressivos.


Autocontrole


A habilidade de tomar decisões responsáveis é uma excelente vantagem do desenvolvimento socioemocional, gerando não apenas uma convivência pacífica dos estudantes com todos ao seu redor, mas um desenvolvimento da própria autoconsciência.

Além de capacitar o estudante a ter domínio sobre suas emoções e necessidades, também ajuda no processo de autonomia da construção do conhecimento, proporcionando uma retomada da aprendizagem pela própria ótica do aluno.


Consciência social


Além de preparar os alunos para o desenvolvimento da própria cidadania e da responsabilidade coletiva, a aprendizagem socioemocional melhora as relações da escola e dos estudantes com a família e com a sociedade, em geral.


Conclusão


A AsteriumLand conta com diversos materiais destinados a promover o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e psicomotor dos estudantes. Conheça mais sobre nossa metodologia em nossas mídias sociais e em nosso site!





bottom of page