top of page

Como trabalhar a diversidade racial na educação infantil?

A diversidade cultural e igualdade racial são muito importantes para desenvolvimento da criança como um futuro adulto, tanto no lado profissional como social e afetivo. Saiba como trabalhar a igualdade racial na educação infantil.



Sabemos que a diversidade racial e a consciência de que o respeito são necessários para uma vida saudável, tanto profissional como social. Desta forma, a educação infantil é essencial para desenvolver um senso de igualdade.

É inegável que o preconceito está no mundo, mas que é algo atrasado e que deve ser eliminado da sociedade. De modo que nós, como pais e educadores, que nossas crianças saibam a importância do respeito e igualdade entre outros.

Portanto, é função da educação promover ações para ensinar e incentivar a diversidade racial. Saiba como fazer isto na educação infantil.

Confira com a Asteriumland contribui com o desenvolvimento infantil.



Trabalhando a diversidade racial na educação infantil


Preconceito é definido como qualquer sentimento ou opinião sem exame crítico. Isto é, não possui justificativa racional para existir. Muito presente em adultos, no entanto, muitas crianças repetem este comportamento, e sequer entendem o que estão fazendo.

É aqui que entra o papel da educação infantil, para ensinar o certo e errado e que a diferença entre as pessoas é normal.

Incentivar a diversidade racial deve ser ensinado não só porque é o certo a fazer, mas em prol da saúde da própria criança. Segundo a Harvard, o racismo tem efeito no cérebro e corpo de crianças, causando um estado de alerta constante e maior chance de doenças crônicas.

De modo que a diversidade racial e o respeito pelos outros não é só um dever legal e moral, mas, faz parte de uma vida saudável, evitando sérias consequências clínicas e sociais.



Como trabalhar a igualdade racial na educação infantil


A diversidade e igualdade racial não podem ser trabalhadas da mesma forma com crianças do que é feito com adultos, pois a forma como o conhecimento é captado é totalmente diferente.

O lúdico, o aprendizado através da brincadeira, tem especial efeito na educação infantil, por isso a igualdade racial pode ser ensinada através de brincadeiras, dinâmicas, desenhos e livros infantis.

Lápis de cor podem ser usados para ensinar a pluralidade de tons de pele e diferentes características das pessoas. A famosa discussão do o “lápis cor de pele" pode ser levada à educação infantil.

Educadores podem incentivar seus educandos a refletirem sobre qual é a cor de pele, para que os pequenos descubram por eles mesmos através do desenho que não há apenas uma cor de pele.

Algumas marcas de materiais escolares reproduzem estereótipos racistas definindo a “cor de pele” apenas a pele branca e europeia.

Explorar os vários tons de cores em uma sequência didática tratando a diversidade racial ao incentivar que os alunos desenhem diversos formatos de rosto, bocas, olhos e cabelo.

Por exemplo, uma dinâmica consiste em pedir para que as crianças desenhem pessoas famosas de memória e após passar para outro coleguinha para que este faça uma cópia do desenho.

A ideia é incentivar a comparação entre os desenhos, que por mais que tenham tentado fazer igual seria possível notar pequenas diferenças entre eles, fazendo uma assimilação entre desenhos e a realidade .

Acesse o nosso site e saiba como a Asteriumland pode ajudar na educação infantil.


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

0 visualização0 comentário
bottom of page