top of page

Edutainment: o que é e quais as suas vantagens?



De acordo com dados do Portal de Notícias da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), mais de 250 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola. O cenário é ainda pior ao se considerar aquelas que não sabem resolver problemas básicos de matemática. A matéria destaca que 617 milhões de crianças e jovens estão nessa condição.

Diante dessa realidade, o edutainment surge como uma abordagem inovadora que pode transformar a educação mundial. Saiba o que é e conheça suas vantagens ao ler o post a seguir!


O que é edutainment?


Conforme a Fundação Instituto de Administração (FIA), trata-se de uma abordagem que foca na produção de conteúdo educacional, criação de métodos de ensino e soluções tecnológicas tendo por base o entretenimento.

É provável que você já tenha percebido, mas a palavra “edutainment” é fruto de uma junção que tem origem em duas expressões inglesas: educational e entertainment. No entanto, a educação é o objetivo fim. Já o entretenimento é a linguagem utilizada para alcançar esse propósito.

O edutainment é uma abordagem que pode se valer de diversas mídias para educar com diversão, sendo alguns exemplos músicas, filmes, jogos, brinquedos, softwares e aplicativos eletrônicos.


Mas, afinal, como surgiu o edutainment?


Não é possível determinar quando o edutainment surgiu. Como vimos, é uma abordagem que foi criada a partir da união de dois conceitos que são abstratos e, normalmente, dissociados em nossa mente.

A educação de um lado, ministrada por instituições formais, como as universidades públicas e escolas de ensino básico; e o lazer do outro, sendo representado por tecnologias e eventos como televisão, cinema, shows, games e futebol.

Entretanto, o que se sabe é que desde o iluminismo os pensadores se preocupam em tornar o ensino algo mais contagiante, capaz de motivar as crianças e as pessoas de outra faixa etária a desejarem a aprender mais.


Quais são as vantagens do edutainment?


O edutainment é uma abordagem que oferece diversas vantagens, tanto ao professor quanto aos alunos. Conheça algumas a seguir:


Contribui para o aumento do rendimento das crianças


Quando se tem a atenção da criança, fica mais fácil aumentar seu rendimento e fazer com que assimile melhor o assunto. Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) apontou que o uso de tecnologias educativas em sala de aula melhora o rendimento dos alunos em 32%.


Expande a criatividade das crianças


Também ajuda a criança a se tornar mais criativa. Isso porque ela passa a perceber que existem diversas formas interessantes e eficazes de ensinar e dialogar sobre assuntos variados.


Torna o ensino mais lúdico e divertido


Ainda podemos dizer que se trata de uma abordagem que torna o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e divertido, tanto para o professor, quanto para o aluno. Aquela passa a utilizar as tecnologias ao seu redor para ensinar assuntos a este de uma forma inovadora e interessante.

O edutainment é uma abordagem que pode revolucionar a educação do Brasil e do mundo, bem como reduzir o índice de evasão escolar, visto que torna o processo de aprendizagem mais atrativo.

Acompanhe nossas mídias sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este.


bottom of page