top of page

Desenvolvimento criativo: por que as crianças têm amigos imaginários?

Durante o período da infância, as crianças desenvolvem sua criatividade a partir da leitura, assistindo a vídeos, ouvindo músicas e criando amigos imaginários. Entenda a seguir como eles contribuem para esse desenvolvimento.



O momento da infância é uma das fases em que a criatividade é muito explorada, e com isso, é comum que elas passem bastante tempo se entretendo com brincadeiras, desenho infantil com música, vídeo infantil e história infantil, por exemplo.

Um simples momento do banho pode criar um cenário de experiências muito criativas, assim como acontece a partir da leitura de livro infantil.

A imaginação das crianças pode ir muito além desses exemplos citados, como por exemplo a criação de amigos imaginários. Esses personagens vivem apenas na imaginação das crianças, e não é visível para as outras pessoas.

É comum que os pais não percebam que as crianças possuem um amigo imaginário, apenas quando eles passam a introduzi-los em suas conversas, e é comum que eles sintam estranheza.

Se você aprender a lidar com isso, como esses amigos imaginários são importantes para o desenvolvimento criativo, confira as informações que trouxemos a seguir:



Amigos imaginários: por que são criados pelas crianças?


É comum que os amigos imaginários das crianças apareçam depois dos dois anos de idade, e podem fazer parte da rotina por alguns anos.

Esses amigos imaginários podem ter diferentes formatos, estilos e formas, como animais, super-heróis, personagens de desenho educativo infantil, crianças e até adultos.

É comum que as personalidades sejam de personagens já vistos pelas crianças, sejam em livro infantil online, físico, música infantil, vídeo infantil musical ou outros lugares. Mas, esses amigos imaginários também podem ter características definidas pelas crianças.

Esse processo faz parte do desenvolvimento criativo dos pequenos, e é uma das melhores maneiras de conseguir exercitar a criatividade durante esse período da infância.

Se você quer entender como eles podem ajudar nisso, confira as informações a seguir.



Desenvolvimento criativo e amigos imaginários


Quando o seu filho passa a ter um amigo imaginário, isso não significa que ele será menos sociável com outras pessoas ou vai deixar de se comunicar.

Mesmo que nem todas as crianças passem por esse processo, essa fase é totalmente saudável e importante para o desenvolvimento criativo dos pequenos. Isso porque, além de se tornarem pessoas mais criativas, passam a exercitar algumas habilidades sociais e ter mais empatia com outras pessoas.

Quando o seu filho diz que tem um amigo imaginário, que pode ter sido criado após ter assistido um vídeo educativo para crianças, um desenho infantil ou até mesmo músicas educativas, saiba que esse será uma excelente ponte de comunicação.

O interessante é conseguir entender o que a criança está tentando falar . Se ele diz como foi o seu dia com o amigo imaginário, que provavelmente tem um nome, você precisa aprender a distinguir o que é imaginário e o que é real na conversa.

É importante se interessar pelo o que a criança está contando, pois assim, ela terá confiança em compartilhar sobre o seu processo de desenvolvimento criativo através da criação de um amigo imaginário.

Você também pode ajudar o seu filho nesse processo, incentivando a criatividade a partir de vídeo infantil musical, música infantil, como nursery rhymes, e com isso, fazer com que esse desenvolvimento contribua por toda a sua vida.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse nosso site e confira nossas mídias sociais!








8 visualizações0 comentário
bottom of page