top of page

Vídeos educativos: saiba as melhores opções para entreter e ensinar seu pequeno


Apesar dos riscos aos quais as crianças estão expostas navegando na internet, existe uma série de ferramentas que podem ser interessantes para auxiliar na sua educação e desenvolvimento, como os vídeos educativos.

Entretanto, para realmente conseguir encontrar opções que contribuam positivamente, além de oferecer entretenimento, é preciso ter cuidado com algumas questões, como a presença da publicidade infantil, especialmente quando se fala sobre sites gratuitos.

Nesse sentido, é válido destacar o YouTube, que tomou medidas para solucionar esta questão. Assim, a plataforma de vídeos criou o aplicativo YouTube Kids, pensado para crianças a partir de cinco anos de idade.

Os vídeos que fazem parte do material do YouTube Kids são livres de publicidade direcionada para o público infantil. Ou seja, o conteúdo produzido pelos youtubers não possui qualquer tentativa de vender para as crianças.

Porém, vale ressaltar que a plataforma usa anúncios nestes vídeos, de modo que não se trata de um ambiente completamente livre de publicidade. Apesar disso, é possível encontrar boas opções educativas.

Essas alternativas serão comentadas a seguir para ajudar pais e educadores a fazerem uma boa escolha de conteúdo de entretenimento para o público infantil.


Canais para crianças no YouTube


As crianças têm sido compreendidas cada vez mais como um público consumidor de conteúdo na internet. Dessa forma, diversos nichos têm explorado as possibilidades de produção voltada para essa faixa etária.

Diante disso, é possível encontrar canais que falam sobre assuntos diversos, desde a culinária até os experimentos científicos. Sempre apostando em aspectos lúdicos para educar, eles têm tudo para ajudar no aprendizado dos pequenos e fornecer entretenimento simultaneamente.

Veja a seguir algumas opções!


Palavra Cantada


Criado pelos músicos Paulo Tati e Sandra Peres, o Palavra Cantada possui músicas voltadas para o público infantil com mensagens que visam ensinar valores importantes de forma lúdica. Além disso, assuntos escolares também se fazem presentes nas letras da dupla.

Em termos de conteúdo, o canal possui um acervo bastante amplo e conta com mais de 200 músicas, oferecendo entretenimento e aprendizado em várias áreas.


Minuto da Terra


Combinando ciência e história, o Minuto da Terra tem uma proposta de vídeos curtos que falem sobre o universo de modo geral e o planeta Terra.

Desse modo, o canal busca entreter ao mesmo tempo em que educa e sempre faz uso do humor para conseguir chamar a atenção dos pequenos. Trata-se de um veículo internacional e reconhecido que foi adaptado para o público brasileiro devido ao seu sucesso.


Universidade das Crianças


O Universidade das Crianças é um canal de divulgação científica criado pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem a proposta de trabalhar assuntos mais sérios, que podem ser complexos para os pais, como as diferenças biológicas entre meninos e meninas.

Para atingir este objetivo, o canal usa recursos como textos ilustrados, áudios e curtas de animação sobre as suas temáticas.


Manual do Mundo


O Manual do Mundo é um dos canais infantis mais populares do YouTube e tem como foco assuntos ligados à ciência, à tecnologia e aos experimentos. Sob o comando de Iberê Theonorio, o canal ainda oferece conteúdos didáticos com dicas de tópicos escolares que podem gerar dificuldades nos pequenos, como a língua portuguesa.

Gostou do conteúdo e quer encontrar mais opções de conteúdos educativos para crianças? Visite o site e as redes sociais da AsteriumLand!






bottom of page