Qual é a idade certa para aprender uma nova língua?

Você já deve ter ouvido dizer que, quando falamos em aprender um novo idioma, mais cedo melhor. Mas você sabe qual é a idade certa para aprender uma nova língua? Leia e descubra.

Provavelmente você já ouviu falar que é mais difícil aprender uma nova língua depois de adulto.

Muito mais do que apenas um mito no senso comum, essa afirmação possui respaldo científico. Cientistas afirmam que existe algo como um "período certo" para que uma pessoa aprenda um novo idioma e seja fluente nele.

Mas então, qual é a idade certa para aprender uma nova língua? Continue a leitura e descubra o que a comunidade científica diz sobre isso!


Qual é a melhor idade para aprender um novo idioma?


De acordo com um estudo recente realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a melhor idade para aprender um novo idioma é até os 10 anos.

Antes disso, os cientistas responsáveis pelos estudos afirmam que não há muitas diferenças. O que não significa que é preciso esperar que seu filho tenha 10 anos para começar a aprender.

Segundo o estudo, pessoas que aprendem um novo idioma até os 10 anos têm a capacidade de se tornarem fluentes com maior rapidez, quando em comparação aos que aprendem depois. Ainda segundo o estudo, crianças que aprendem com essa idade facilmente alcançam a mesma proficiência de um nativo.

Esse estudo é importante para reforçar outras evidências científicas sobre a educação bilíngue ou mesmo multilinguista. Já é um consenso na comunidade científica de que aprender mais cedo significa aprender melhor.

Já é comprovado também que aprender um novo idioma mais cedo tem efeitos positivos para crianças com TDAH, dislexia, Síndrome de Down e com outros transtornos de aprendizagem.


Há um declínio na capacidade de aprendizagem após os 10 anos


O estudo realizado por pesquisadores do MIT apontou, ainda, que há um declínio na capacidade de aprendizagem após os 10 anos de idade. A pesquisa contou com 370.000 participantes de diferentes nacionalidades e idades. Por meio de questionários com frases em inglês, o objetivo foi o de observar a capacidade dos participantes em determinar se a gramática estava correta ou não.

Por meio das respostas coletadas, os pesquisadores puderam determinar que aqueles estudantes que iniciaram a aprendizagem até os 10 anos conseguiram os melhores resultados. No entanto, ainda que com a constatação de declínio, aqueles que aprenderam entre os 10 e 18 anos, também mostraram boa capacidade de aprendizado gramatical da nova língua.


Mas ainda é possível aprender rapidamente até os 18 anos


Os cientistas ainda não sabem explicar os motivos, mas o fato é que após os 18 anos o cérebro se torna menos adaptável na vida adulta. Essa falta de adaptabilidade pode tanto ter origens biológicas, como culturais ou sociais. São processos que ainda precisam ser estudados com maior profundidade.

É a partir dos 18 anos que os jovens passam a ser considerados adultos em boa parte das sociedades e isso traz impactos emocionais, que podem prejudicar o aprendizado após essa idade. Ainda que após os 10 anos exista um declínio nas capacidades cognitivas, entre os 10 e os 18 anos também é um ótimo intervalo para aprender um idioma.

Embora em qualquer idade seja possível aprender, este estudo também mostrou que os mais velhos também tiveram bons resultados, o fato é que se torna mais desafiador.

Então, vale novamente afirmar que quando falamos em aprender uma nova língua quanto mais cedo, melhor!

A Asteriumland te mostra que essa aprendizagem pode ser divertida e pelo entretenimento, melhorando ainda mais a qualidade. Visite nosso site para saber mais detalhes e confira Visite nossos materiais.


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo