top of page

Desenvolvimento cognitivo: como explorar habilidades do século 21?


O desenvolvimento cognitivo pode ser descrito como a capacidade de uma determinada pessoa de processar as informações que recebe. Isso engloba conceitos, habilidades ligadas à percepção e ao aprimoramento da linguagem, assim como todos os processos de amadurecimento do cérebro.

No século XXI, especialmente com os avanços da tecnologia, surgiram novas habilidades. Se em um primeiro momento a educação, especialmente no sentido formal, se centralizava em questões como escrita, leitura e operações matemáticas, este cenário foi modificado devido ao surgimento de um novo perfil de crianças.

A seguir, mais detalhes sobre estas questões serão explicados. Continue a leitura para saber mais sobre como desenvolver e explorar as novas habilidades.


O desenvolvimento cognitivo e as novas habilidades do século XXI


A capacidade de compreender informações e desenvolver pensamentos está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, um campo que é estudado pela neurociência, pela neuropedagogia e pela psicologia.

Assim, existem algumas teorias que servem de base para estes estudos, especialmente no âmbito da aprendizagem. Isso se relaciona com o surgimento do conceito de habilidades, algo que pertence ao século XXI.

Nesse sentido, vale ressaltar que a ideia em questão surgiu há cerca de duas décadas e foi abordada primeiramente por especialistas em educação.

Neste contexto, os profissionais em questão alertaram para o fato de que os métodos tradicionais de ensino, baseados na ideia de memória, não eram mais suficientes para crianças inseridas em um mundo globalizado.

Desse modo, a criatividade e a capacidade de inovação também deveriam ser levadas em conta no processo. Outro fator considerado influente pelos especialistas foi a tecnologia, uma realidade cada vez mais tangível na vida de crianças em idade escolar.

Vale frisar também que as novas mídias de comunicação impactaram o aprendizado, de modo que criaram outras demandas e a necessidade de dar importância para outras habilidades, mais coerentes com o contexto atual.


Quais são as habilidades do século XXI?


É possível afirmar que as habilidades do século XXI podem ser organizadas de acordo com quatro eixos: criatividade, colaboração, pensamento crítico e comunicação. Desse modo, elas têm um caráter cognitivo e estão ligadas à resolução de problemas.

Tais habilidades podem ser classificadas da seguinte maneira:


  • Conhecimentos de informação: voltados para os meios de comunicação e para a tecnologia;


  • Habilidades para a carreira: capacidade de adaptação, capacidade de tomar iniciativas, flexibilidade, competência intercultural, responsabilidade, senso de liderança, autonomia, sociabilidade e produtividade;


  • Habilidades de inovação: criatividade, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, boa comunicação e capacidade colaborativa.


Como as crianças podem aprender as habilidades do século XXI?


É importante ressaltar que estas novas habilidades estão ligadas ao comportamento, de modo que precisam ser trabalhadas para que a criança possa desenvolvê-las e executá-las na sociedade moderna. Portanto, existem alguns meios para garantir a aquisição:


  • Mantenha o foco na criança e busque oportunidades para desenvolver os seus interesses;


  • Promova a valorização da autoestima e estimule as crianças a desenvolverem a sociabilidade;


  • Ofereça jogos que estimulem a criatividade e que sejam construtivos. Eles também podem servir para ensinar a habilidade de cooperação;


  • Estabeleça conexões entre o virtual e o real, garantindo à criança a oportunidade de explorar as suas possibilidades em ambos os campos;


  • Ensine a importância da flexibilidade e adapte-se de acordo com as necessidades da criança;


  • Estabeleça novas formas de avaliar o conhecimento e combine áreas diversas da aprendizagem para obter práticas mais interessantes;




Gostou do conteúdo? Visite o site da AsteriumLand para mais conteúdos como este e nos siga nas redes sociais.





bottom of page