top of page

Como trabalhar a igualdade de gênero na educação infantil?

Desenvolver a diversidade e igualdade de gênero em crianças é muito importante para o futuro profissional, social e afetivo. Neste texto vamos te ajudar a trabalhar a diversidade e igualdade de gênero na educação infantil. Acompanhe!


A infância é muito importante para o desenvolvimento da criança, tanto para a sua vida emocional e afetiva como profissional.

Na educação infantil a igualdade de gênero deve ser ensinada, para que esta criança se torne um adulto respeitoso e íntegro, de forma que é possível ensinar o respeito e igualdade a crianças através de atividades lúdicas e dinâmicas para que se tornem pessoas melhores.

Confira como trabalhar a igualdade de gênero na educação infantil:



Azul ou Rosa? Igualdade de gênero na educação infantil


Crianças não são preconceituosas por si só, mas muitas vezes repercutem ações preconceituosas por reproduzirem o preconceito aprendido com adultos. Por esta razão que evitar falas preconceituosas ou até mesmo piadas perto de crianças é muito importante.

A educação infantil tem especial importância como reforço de valores e atitudes positivas para que crianças possam se desenvolver como cidadãos corretos e com respeito a todos independente de gênero ou orientação sexual.

O ensino da igualdade de gênero colabora para a formação da personalidade da criança, que é formada durante a infância.



Empoderamento e superação de estereótipo


Velhos estereótipos estão, queira ou não, presentes em sociedade. Azul e carrinho para meninos, rosa e boneca para meninas, a educação infantil deve ensinar que brinquedos não possuem gênero.

Não só brinquedos, como tarefas domésticas, profissões e estilos de vida, a criança deve ser auxiliada a compreender que possui liberdade de ser o que quiser, independente do que outros possam pensar.

Da mesma forma, deve ser repassado, de forma leve e lúdica, que a violência contra uma pessoa por causa do seu gênero não é aceitável.



Trabalhando igualdade de gênero na prática


Na educação infantil tudo deve ser muito leve e lúdico para que a criança possa entender, sem haver resistências.

Dinâmicas podem ser sugeridas, por exemplo, as crianças podem ser convidadas a pensar suas próprias descendências e origens, bem como observar características e diferenças.

A ideia é discutir a diversidade humana.

Outra ideia é a caixa surpresa, onde um espelho posto na caixa e passado entre elas, sem falar o que vê. Ao final, o professor (a) perguntará a todos os que viram.

Desta forma, deverá ser demonstrado aos alunos que ninguém é igual e que cada um possui características únicas, e que isto não torna ninguém melhor ou pior.

Também pode ser indagado como seria o mundo se todos fossem iguais, deixando que as crianças se expressem suas opiniões livremente, fazendo intervenções quando necessário.

Os educadores podem estimular para que as crianças façam elogios sobre características e modo de ser de seus colegas, abrindo oportunidade para que elas percebam suas diferenças e as celebrem.

Uma música que se encaixa perfeitamente neste momento é a Normal é ser diferente, do grupo Grandes Pequeninos, podendo ser cantada com as crianças.

Assim, a educação infantil demonstra a crianças que diversidade e igualdade de gênero são coisas naturais, para que respeitem todos independente de gênero ou qualquer outra diferença.

Acesse o nosso site e entenda com a Asteriumland pode ajudar na educação infantil.


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

11 visualizações0 comentário
bottom of page