Como incentivar o desenvolvimento psicomotor infantil?

O desenvolvimento psicomotor é crucial para as crianças. Por isso, é importante que os pais e professores estimulem-no desde cedo e é muito fácil fazer isso. Nesse artigo explicamos como, venha conferir!




O desenvolvimento psicomotor infantil é extremamente importante para que as crianças tenham uma vida saudável e plena. Isso porque ele interfere em aspectos emocionais, motores e cognitivos. Os casos em que a criança possui dificuldade de aprendizagem podem estar diretamente relacionados ao atraso do desenvolvimento psicomotor. Por isso, é tão importante incentivá-lo desde cedo.

As crianças possuem diversas áreas psicomotoras que estão em pleno desenvolvimento até os 7 anos de idade. Os pais podem auxiliar no melhor desempenho dessas habilidades com brincadeiras simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia.



Importância das brincadeiras e jogos para o desenvolvimento psicomotor infantil


As crianças aprendem muito enquanto brincam e fazem isso de forma lúdica. Por isso é tão importante propor brincadeiras e jogos, além de trabalhar a parte motora, as brincadeiras possibilita que trabalhem também a imaginação, a ressignificação, o autoconhecimento e o conhecimento do outro.

Não existe certo e errado durante essas atividades, é importante que a criança sinta que está em um ambiente seguro e afetivo. Pois, além de trabalhar a parte motora e cognitiva, durante a brincadeira são estimulados diversos aspectos emocionais.

Por isso, é importante sempre encorajar e fazer desse um momento feliz e agradável.



Brincadeiras para fazer em casa


São várias as brincadeiras e jogos simples que vão estimular o aprendizado psicomotor da criança. Vamos ensinar algumas a seguir.


De galho em galho

Espalhe folhas de jornal e de revista pelo chão e coloque música para tocar. Enquanto a música toca as crianças podem passear entre as folhas e no chão, no entanto, quando a música parar elas devem estar em cima de um jornal. É só isso! Dê play e deixe que elas brinquem a vontade. Só é preciso ter cuidado para que elas não trombem umas com as outras.


Corrida do Saci

Essa é bem fácil, basta criar um ponto de partida e de chegada, riscando no chão. As crianças devem segurar uma das pernas para trás e ao sinal de partida, correr até o ponto final. Ganha quem chegar primeiro! Se alguém colocar o pé no chão, é eliminado da corrida.

A distância deve ser escolhida de acordo com a idade das crianças, quanto maiores, maior pode ser a pista de corrida.


Morto-vivo

Essa é uma velha conhecida de infância, você mesmo já deve ter brincado de morto-vivo várias vezes. No morto, as crianças abaixam. Vivo, elas levantam! Quem errar ou sai da brincadeira ou paga uma prenda, para continuar brincando.


Pega-pega

Mais um clássico da infância de muitos brasileiros: pega-pega. Há duas formas de brincar! Em uma, uma criança começa como pegador e precisa pegar outro colega para passar o pegador e assim até eles se cansarem.

A outra forma de brincar funciona assim, uma criança começa como pegador, mas ao pegar outro colega eles devem correr juntos de mãos dadas. E assim, vão formando uma corrente o que facilita ou dificulta ainda mais para pegar outros colegas.

São atividades simples e fáceis de colocar em prática, mas que estimulam a agilidade, a atenção, o equilíbrio e a coordenação motora.

Está em busca de mais dicas para estimular o ensino e aprendizagem infantil? Então não deixe de conferir nosso site, por lá tem vários conteúdos em texto e vídeo pensados para o melhor desenvolvimento infantil!


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

8 visualizações0 comentário