Orientação para Educadores - Splash! Hora do Banho!



Introdução:

O livro Splash! Hora do banho! é um material de apoio para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao autoconhecimento (possibilidades e limites do corpo), cuidado com o corpo e estímulo sensorial, além de explorar vocabulário referente a partes do corpo.

Lembre-se que a sensação do corpo infantil é diferente do corpo adulto. As crianças estão estruturando sinapses cerebrais relacionadas aos cinco sentidos e entendendo se gostam ou não de cada sensação. Respeite os limites do corpo do seu aluno. Sempre que for necessário tocá-lo, comunique antes, por exemplo: “seu nariz está escorrendo, vou limpá-lo com o lenço”; e caso não seja algo necessário, peça autorização para a criança: “posso te dar um abraço?”


Atividades:

Banho na boneca: Falar diretamente de si mesmo é sempre mais desafiador. Grande parte do que aprendemos, reconhecemos inicialmente no outro; e só depois disso é possível reconhecer em nós mesmos. Ofereça um recipiente com água e uma boneca (se possível, bebê; e, se possível, bonecas de ambos os gêneros) e conte às crianças que vocês darão banho na boneca assim como a família faz com elas. Ajude-as a despir a boneca com cuidado e conforme vocês forem ensaboando o brinquedo, nomeie as partes do corpo e peça para que as crianças apontem as partes do corpo em si mesmas. Depois de secar e vestir novamente a boneca, vocês podem continuar a brincadeira de faz de conta como quiserem: fazendo o jantar, levando a boneca para a escola, etc. É hora de soltar a imaginação!


Bolhas de sabão: Brinque com as crianças de assoprar bolhas de sabão. Essa é uma atividade aparentemente simples, mas que pode ser explorada de diversas maneiras; por exemplo, vocês podem contar quantas bolhas são estouradas ou você pode pedir que as crianças estourem as bolhas de sabão com diferentes partes do corpo (só com os dedos mindinhos, só com os cotovelos, só com a barriga, só com os joelhos, etc.). Além de desenvolver a coordenação motora, vocês podem cantar diversas músicas que falam sobre bolhas de sabão com a atividade de estourar as bolhas. É um desafio cognitivo realizar as duas atividades ao mesmo tempo. Ah, e não se esqueça de deixar que as crianças tentem aprender a soprar e fazer bolhas.


Quebra-cabeça com as imagens do corpo: Tire uma foto de corpo inteiro de cada criança; na foto, elas devem estar com os pés e mãos afastados. Após imprimir a foto, cole-a em um papel resistente e, se possível, plastifique-a. Depois de identificar as partes do corpo na imagem (se forem crianças maiores, faça uma legenda escrita das partes do corpo), corte a imagem de forma que fique como um quebra-cabeça de membros, tronco e cabeça. As crianças devem conseguir identificar as próprias partes dos seus corpos e encaixá-las no lugar correto (deixe alguma marca atrás das imagens para que você tenha certeza que a criança acertou na construção da imagem do próprio corpinho). Se elas gostarem da brincadeira, elas podem brincar de fazer roupas de papel para si mesmas e trocarem de roupa.


Desenho temporário: Em um dia de calor, ofereça às crianças potes com água e pincéis macios. No chão ou em uma parede na área externa vocês podem brincar de desenhar com o pincel molhado somente em água. Lembre-se que os desenhos logo sumirão, então é possível desenhar e redesenhar várias vezes no mesmo local. Brinquem de deitar no chão e contornar o corpo todo, de molhar partes do corpo (pés e mãos) e usar como carimbo ou brincar de escrever ou desenhar as letras. A imaginação das crianças vai guiar a brincadeira. Essa brincadeira pode ser repetida diversas vezes ao longo do semestre/ ano. Dica: a água contrasta melhor em superfícies com tintas opacas, como a lousa de antigamente.


Sugestões às famílias:

Sempre que iniciar uma nova leitura da AsteriumLand, informe as famílias sobre o tema que está sendo trabalhado na escola, envie o livro para a casa, pergunte às famílias como foi a reação das crianças ao realizar a leitura com os familiares e conte a eles como é o momento da leitura na escola.

Quebra-cabeça na família: Envie o quebra-cabeça do corpo da criança feito na escola para casa e informe que a tarefa do dia é montar o quebra-cabeça com a criança. Ajude as famílias a conversarem com as crianças sobre a importância de cuidar dos próprios corpos, de limpá-los com cuidado (tomar banho, escovar os dentes, se limpar após fazer as necessidades, etc.) e, da forma que as famílias acharem mais adequada, conversar com as crianças sobre partes do corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas. Incentive que as famílias brinquem com outros quebra-cabeças adequados à idade das crianças, o que é uma ótima atividade para fazer em momentos de relaxamento; antes ou depois do jantar, por exemplo.


Atividade física: Conte às famílias qual atividade física as crianças mais gostam de fazer na escola (correr, pular corda, jogar queimada, brincadeiras com bola, etc.) e incentive que eles pratiquem juntos alguma atividade física como rotina familiar. Estudos indicam que crianças que praticam atividades físicas com prazer têm maior probabilidade de desenvolver uma boa relação com a sua imagem corporal.


Lembrem-se: a separação corpo e mente é apenas didática; o funcionamento do corpo influencia no comportamento da mente e vice-versa. Os cuidados com o corpo são tão importantes quanto com a mente.


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo