Orientação para Educadores - Risco Colorido


Introdução:

O livro Risco Colorido é um material de apoio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas através da exploração de conceitos como semelhança, traços, cores e formas, além de habilidades socioemocionais, como a criatividade.

A curiosidade e a vontade de explorar fazem parte da natureza das crianças. Elas querem saber como as coisas funcionam e é parte do nosso papel como educadores aprender a fazer perguntas que possam orientá-las a pensarem e formularem hipóteses sobre suas questões antes que as respostas sejam simplesmente entregues a elas.

Quando seu aluno perguntar “como eu faço isso?” Você pode oferecer uma orientação a partir de outra pergunta, como “como você acha que isso é feito?” ou “por que será que isso acontece?” A partir disso, pensem juntos em hipóteses, dando sempre espaço para as crianças identificarem a dúvida e proporem ideias.


Atividades:


Pareamento e imitação: Após a primeira leitura do livro, siga as dicas da página 5 de como apresentar o tema às crianças. Mostre às crianças pedaços de papel ou de madeira de formas geométricas em diferentes tamanhos e cores. Peça para que elas nomeiem ou repitam a nomeação das formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo, etc.) Em sequência, peça para que elas façam pareamentos por semelhança: as crianças devem juntar todas as peças com o mesmo formato em um mesmo recipiente, depois juntar as peças por semelhança de cor e separar as pequenas e as grandes. Depois, forme figuras (casinha, foguete, cachorro, etc.) com essas formas geométricas e peça para que as crianças façam igual (imitação) - há várias referências dessas formas na internet. Por último, deixe-as livres para formar as figuras que quiserem e incentive que tentem fazer figuras que ainda não foram feitas.


Eu vejo um objeto _____ (cor): Essa atividade propõe uma nova forma de incentivar as habilidades de reconhecimento e pareamento; porém, agora o estímulo inicial não será concreto. Localize um objeto na sala e diga a cor desse objeto, por exemplo “eu vejo um objeto azul” e peça para que as crianças apontem objetos da mesma cor até que alguém aponte o objeto a que você estava se referindo. Peça para que elas façam o mesmo.


Experiência colorida: Separe a maior quantidade possível de tintas guache de diferentes cores e saquinhos plásticos lacráveis. Fale para as crianças que vocês farão uma experiência juntos: vocês misturarão as cores para criar novas cores! Deixe que elas escolham as cores para a mistura e misture duas ou mais tintas no saquinho. Se possível, coloque tinta o suficiente apenas para que as cores diferentes se misturem. Coloque as duas cores separadas dentro do saquinho, tire o ar, feche o lacre (também é bom reforçar a vedação com fita adesiva) e deixe que as crianças misturem as tintas com os dedos mexendo no saquinho sobre a mesa. Depois, deixe os saquinhos expostos com as novas cores e os nomes dos cientistas responsáveis pela experiência. Faça um saquinho para cada criança.


O que é, o que é: Façam uma brincadeira de adivinhação com objetos dentro de uma caixa fechada. O(a) professor(a) esconde um objeto na caixa e um aluno deve colocar as mãos dentro e, apenas com o tato, descrever o objeto. Após descrever tamanho, textura, estrutura, temperatura e todas as características possíveis, a criança deve adivinhar o que é. O(a) professor(a) pode ajudar com dicas adicionais enquanto a criança explora o objeto. Se essa atividade for muito desafiadora, mostre às crianças anteriormente quais objetos podem ser colocados na caixa; apenas não as deixe ver qual objeto foi colocado na vez delas.


Teatro das sombras: Nessa brincadeira vamos precisar de uma lanterna ou luminária. A intenção é deixar a sala um pouco mais escura e brincar de fazer sombras com formatos de animais, ou fazer sombras com formatos de objetos familiares para as crianças para que elas adivinhem qual objeto ou animal é referente à sombra feita com as mãos. Depois, incentive que elas brinquem com as sombras, dancem observando as sombras, fiquem mais perto e mais longe da fonte de luz para que percebam o tamanho da sombra mudando. Lembre-se que as crianças podem ser os guias das brincadeiras e que devem se divertir durante todo o processo.


Sugestões às famílias:

Sempre que iniciar uma nova leitura da AsteriumLand, informe as famílias sobre o tema que está sendo trabalhado na escola, envie o livro para a casa, pergunte às famílias como foi a reação das crianças ao realizar a leitura com os familiares e conte a eles como é o momento da leitura na escola.


Na minha época: Mande um recado pedindo para que as famílias relembrem quais brincadeiras elas faziam na época que tinham a mesma idade das crianças (se possível, peça dicas para fazer em dias de chuva). Peça para que elas enviem uma descrição da brincadeira e que em casa ensinem a nova brincadeira às crianças e contem que quando eram pequenos gostavam muito dessa atividade. Quando as famílias responderem esse pedido, mostre para as crianças e em algum momento coletivo conte que vocês farão a brincadeira preferida da família de uma delas. Pergunte à criança qual é a brincadeira, a ajudando a lembrar e a contar para os amigos. Depois, brinquem todos juntos.


Ampliação de repertório: Conte às famílias qual formato de acesso à arte a criança tem mais interesse na escola; se gosta de desenhar, de brincar, de faz de conta, dos livros ou ainda de outros materiais. Incentive as famílias a fazerem esse programa com as crianças em casa e que depois conversem com elas sobre o tema, com perguntas simples: Qual parte você mais gostou? Você acha que deu muito trabalho para o artista fazer tudo isso? Você gosta de fazer esses programas com o papai/mamãe?


Lembrem-se:

A criatividade é uma habilidade; portanto, pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada. Um bom caminho para que isso aconteça é ampliar o repertório de conhecimento da criança, dando a ela acesso a diferentes materiais como livros, música e todo tipo de arte.


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo