Orientação para Educadores - Atitudes Fantásticas



Introdução:

Querido educador, o livro Atitudes Fantásticas é um material de apoio para o desenvolvimento das habilidades cognitivas através do raciocínio lógico, exploração dos números e introdução ao conceito de quantidade, além de habilidades socioemocionais como a cooperação.


As crianças aprendem através da observação e da experiência, portanto é importante pensarmos em nossas atividades cotidianas se praticamos a cooperação e a empatia. Incentive que as crianças interajam entre elas podendo perceber e respeitar a vontade dos outros. Ao trabalhar com os livros da Asterium Land é sempre uma boa ideia convidar crianças de outras turmas para realizar as atividades em conjunto ou fazer isso com os professores que têm um contato menos frequente com as crianças. O livro Atitudes Fantásticas é ideal para que as ideias propostas a seguir sejam feitas com outra turma junto. Quanto mais, melhor!


Atividades:


Estimulando a contagem/ Associação número-quantidade-algarismo: Após a primeira leitura do livro, siga as dicas da página 5 de como apresentar o tema para as crianças. Como durante a história os personagens contam as frutas várias vezes seria ideal que houvesse uma referência visual para que as crianças associassem o nome do número com o seu símbolo (cinco/5). Antes de ler o livro novamente com eles, confeccione uma referência: incentive que eles coloquem as mãos sobre um papel resistente (como canson ou cartolina) e contorne as mãozinhas. Após a tentativa deles reforce o traço e em seguida recorte o formato das mãos. Em um outro papel cole apenas as palmas das mãos deixando os dedos soltos e escreva os algarismos de 1 a 10, um em cada dedinho. Durante a leitura entregue esse material para as crianças e incentive que elas contem os números juntos com a leitura.


Piquenique: Conte às famílias sobre a leitura do livro e peçam para que no dia estipulado enviem frutas (apenas frutas) para que as crianças façam um piquenique coletivo e compartilhem as frutas. No momento do piquenique vocês podem fazer uma pequena apresentação, quem trouxe a fruta pode ajudar a professora a distribuir a fruta ou falar para os colegas porquê escolheu trazer aquela fruta. * antes da realização da atividade verifique questões como alergias ou restrições alimentares*


Cinco Sentidos: Separe algumas frutas, se possível as mesmas presentes na história, e as apresente para os alunos. Reforce o vocabulário relacionado a cor, aroma e textura. Após apresentar todas as frutas faça um desafio, coloque uma venda nas crianças, uma de cada vez, apresente algum aspecto da fruta (cheiro, textura ou sabor) e peça para que baseado neste estímulo ela adivinhe qual fruta é aquela. É um desafio para o autocontrole dos colegas não darem dicas e um desafio de cooperação se controlar para que a brincadeira do grupo faça sentido. Caso a criança tenha dificuldade de identificar a fruta, a professora pode escolher algum colega para dar uma dica. Faça isso com todos os alunos, se eles gostarem faça mais de uma vez com cada um.


Sementário: No momento do piquenique, ou após a atividade dos 5 sentidos peça para que as crianças separem as sementes das frutas. Deixe as sementes em um lugar arejado e com sol por alguns dias para que sequem e faça um sementário com as crianças. Cole algumas sementes da mesma fruta juntas, escreva o nome da fruta e coloque uma referência visual (foto ou desenho) da fruta madura. Deixe esse material exposto para que as crianças tenham acesso a ele. Utilize o sementário também para referências comparativas de quantidade, muito/pouco, mais que/menos que.


Berçário de mudas: As sementes que sobrarem do sementário vocês podem fazer um berçário de mudas. Plante as sementes com as crianças em algodão ou em uma terra saudável, cuide e observe diariamente o processo de brotamento das sementes que elas mesmas trouxeram. Uma dica legal é plantar essas sementes em algodão dentro um saco lacrável com ar, o ar e a água presos criam um sistema que não precisa de cuidados diários e é possível observar todo o processo de brotamento já que o saco é transparente.


Sugestões às famílias: Sempre que iniciar uma nova leitura da Asterium Land informe as famílias sobre o tema que está sendo trabalho na escola, envie o livro para a casa, pergunte às famílias como foi a reação da criança ao realizar a leitura com a família e conte para eles como é o momento da leitura na escola.


Uma receita de família: Após comunicar à família as atividades que estão sendo realizadas na escola com o intuito de estimular a cooperação pergunte a família qual é o lanche preferido da criança. Peça que a família mande algum registro deles comendo o lanche juntos e se possível que a criança leve um pouco a mais desse lanche para que possa compartilhar com os amigos (em quantidade suficiente apenas para que os outros experimentem).


Dia do brinquedo: Peça para as famílias que juntos, responsáveis e a criança, separem um brinquedo antigo ou que a criança não brinque mais, porém esteja em ótimas condições, para doação. A intenção é que a criança leve esse brinquedo para a escola, brinque com ele, compartilhe com os amigos e ao final entregue esse brinquedo para a professora sabendo que ela não o verá mais, mas que ele vai fazer outra criança muito feliz. Certifique-se de que a família entendeu que o brinquedo será doado. Caso as crianças tenham dificuldade de entender a situação ou fiquem tristes de se desligar do brinquedo, deixe que ele fique mais alguns dias na sala, que antes da doação fique alguns outros dias com outra turma, para que o momento da doação seja um momento de alegria.


Lembrem-se:

Cooperação é trabalhar em conjunto para um objetivo comum, esteja atenta aos interesses que as crianças têm em comum e como utilizá-los para como caminho para o desenvolvimento de diferentes habilidades.



★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​ ★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​ ★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland

★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo