top of page

4 passos de como trabalhar as diferenças sociais na educação infantil

A educação infantil possui elementos capazes de promover a inclusão e a diminuição das diferenças sociais entre os alunos. Confira a seguir quatro possibilidades de trabalhar essas questões em sala!



Trabalhar com crianças de diferentes origens é uma oportunidade de trazer uma nova perspectiva para sua sala de aula, mas também um desafio para o qual você pode não estar preparado(a).

É também algo que precisa acontecer com mais frequência se quisermos criar comunidades justas e inclusivas. Neste texto, abordamos como você pode trabalhar com diferenças sociais na educação infantil, para que seus alunos não vejam mais as pessoas diferentes deles como "outros", mas como seus semelhantes.

Trabalhar com diferenças sociais na educação infantil significa trazer à tona o tema do privilégio, ao falar sobre os personagens sobre os quais estão lendo, através dos livros infantis.

Significa explorar estereótipos com os jovens aprendizes através de atividades, discussões e jogos. E significa criar oportunidades para que todas as crianças se sintam aceitas sem se enxergarem como estranhas por causa de sua procedência ou de sua aparência.

Existem diversas maneiras de promover a discussão sobre essas diferenças, através de músicas educativas, desenhos educativos, histórias infantis e vídeos educativos, entre muitas outras. Confira abaixo quatro passos que podem ser aplicados!



1. Fale sobre diferenças sociais com seus alunos


Estudantes de todas as idades se beneficiarão do aprendizado sobre as diferenças sociais e como isso afeta suas vidas. Comece a conversa pedindo ajuda para encontrar livros infantis sobre crianças de diferentes origens, ou convide os pais a trazer obras que representem suas culturas.

Desse modo, ler sobre personagens que parecem diferentes deles ou têm um modo de vida diferente ajudará as crianças a entender que as diferenças sociais não são algo a temer, mas que elas existem em todos os tipos de comunidades.

Você também pode fazer com que os estudantes explorem as diferenças sociais através de dramatizações. Criar cenários onde eles têm que trabalhar com uma pessoa que é diferente deles, mas com quem eles devem se unir para atingir um determinado objetivo.

Isto ajudará os estudantes a entender como as diferenças no privilégio podem facilitar certas coisas para eles, mas também como podem dificultar a vida de outros.



2. Criar atividades para explorar estereótipos e privilégios


Aprender sobre estereótipos pode ser uma maneira realmente poderosa de ajudar os estudantes a entender as diferenças sociais. Criar uma parede onde os estudantes possam escrever os estereótipos que ouviram sobre seu próprio grupo, ou sobre outros grupos, por exemplo.

Em seguida, pedir-lhes que conectem um ponto entre dois estereótipos para criar uma corrente. Depois que a parede estiver cheia de estereótipos, peça aos estudantes que escolham uma corrente e discutam como ela se relaciona com eles como indivíduos.

Outra atividade que ajudará os estudantes a explorar as diferenças sociais é o jogo das "Categorias". As regras são simples: faça a divisão dos estudantes em grupos, orientando com que cada grupo pense em cinco pontos em comum entre os membros.

Assim sendo, após os grupos terminarem, eles devem escolher uma categoria entre as cinco que têm em comum, e nomear as outras três como "outras". Depois de brincarem com algumas categorias, os alunos provavelmente começarão a notar que seu próprio grupo compartilha mais semelhanças do que diferenças.



3. Criar atividades para ajudar as crianças a se comportarem como bons cidadãos


Ajudar as crianças a entender a importância de serem bons cidadãos é um aspecto importante do trabalho com diferenças sociais na educação infantil. Uma ótima maneira de começar é fornecer uma ajuda aos alunos a criar uma carta de classe que enumere os valores de sua turma.

Em síntese, estes podem ser valores que guiam seus alunos enquanto eles interagem com membros de sua própria comunidade, ou também com pessoas de outras comunidades. Há também muitas maneiras de trabalhar com a diversidade como um tópico na educação infantil através do jogo criativo.

Por exemplo, você pode ajudar os estudantes a explorar as brincadeiras às cegas, pedindo-lhes que escolham brinquedos e materiais que não estejam limitados a uma determinada cor.

Você também pode usar os modelos de jogo para criar símbolos de diferentes culturas, ou ajudar os alunos a criar um mural que representa a diversidade na sala de aula.



4. Criar atividades que alimentem um ambiente inclusivo


Ajudar as crianças a se conscientizarem de seus próprios preconceitos torna-se um passo importante para criar um ambiente inclusivo em sua sala de aula. Uma vez que elas entendam de onde vêm seus próprios julgamentos, elas podem começar a ver como corrigi-los.

Nesse sentido, você pode começar pedindo aos alunos que façam uma lista de palavras que descrevam a si mesmos. Em seguida, peça-lhes que façam uma lista de palavras que descrevam os outros alunos da classe.

Use estas listas para falar sobre quais tipos de características são importantes a serem respeitadas uns nos outros. Depois de ter tido uma conversa sobre preconceitos, faça uma lista de comportamentos positivos para as regras de sua sala de aula.

Estas podem ser coisas simples que ajudam a criar um ambiente inclusivo, como "ouvir quando alguém está falando" ou "usar palavras gentis para falar".

Depois de fazer estas regras, faça com que os alunos usem suas habilidades criativas para fazer sinais que representem os comportamentos positivos. Ter estes sinais visíveis ao redor da sala de aula ajudará os alunos a lembrar o que é importante para criar um ambiente acolhedor.



Conclusão

As diferenças sociais não precisam ser assustadoras, e nem ser uma experiência que só acontece quando os estudantes são mais velhos. Há muitas maneiras de trabalhar com as diferenças sociais na educação infantil para ajudar os alunos a aprenderem a serem bons cidadãos e a criarem um ambiente inclusivo.

Se você está preparado para enfrentar os desafios, trabalhar com as diferenças sociais é uma experiência verdadeiramente gratificante que beneficia tanto você quanto seus alunos.

Se deseja obter ideias de como aplicar procedimentos na educação infantil para promover a inclusão e a diminuição de preconceitos, visite nossas redes sociais e nosso site, e confira os nossos métodos de ensino!


★ Youtube: https://www.youtube.com/asteriumland


★ Facebook: https://www.facebook.com/asteriumland​


★ Instagram: https://www.instagram.com/asteriumland​


★ Tiktok: https://www.tiktok.com/@asteriumland


★ AsteriumLand: https://www.asteriumland.com​

1 visualização0 comentário
bottom of page